Pages

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Tecnicas de LinkBaiting para utilizar no seu blog!

Recentemente escrevi um artigo sobre O que é Link Bait?, e hoje vou dar a conhecer algumas técnicas directas e indirectas, de forma a retirar dividendos do linkbaiting.
Linkbait é entendido como uma forma de gerar links para o seu website, seja a curto prazo ou a longo prazo.
O Linkbaiting é um processo que muitas vezes é utilizado por si e nem deu conta. Por vezes são pequenas movimentações ou definições, que fazem com que um determinado artigo ou conteúdo, seja linkado diversas vezes por outros websites ou blogs.
Muitas das técnicas abaixo descritas, poderão não funcionar consigo. Como em tudo na vida, é necessário testar e optimizar ao máximo o seu blog, para que retire deles os dividendos que tanto deseja.

Existem variadissimas maneiras de fazer linkbaiting, e estas são certamente apenas algumas.
Tecnicas de LinkBaiting para utilizar no seu blog!

  • Ferramentas - Uma das formas mais eficientes de fazer Linkbaiting, é criando uma ferramenta que todos os outros bloggers desejem utilizar também, ou pelo menos linkar para. Existem diversas ferramentas conhecidas, como o medidor de pagerank do MarketingDeBusca, ou então o projecto do Dan para saber quanto é que o seu blog vale, baseado na API do Technorati. Ambas as ferramentas já receberam centenas de milhares de links, e são hoje o exemplo claro do linkbaiting.

  • Questionários - Fazer um simples questionário provavelmente não tem muito interesse ao nível de linkbaiting, mas se fizer um questionário engraçado e com um resultado igualmente engraçado, facilmente o pode tornar viral. Se conseguir desenvolver algo como fez por exemplo o site How Rich Will i Be?, então facilmente irá garantir sucesso e links. Este projecto é nada mais que um questionário, que no fim utiliza uma fórmula para calcular as respostas e dizer quão rico você irá ficar dentro de 10 anos. Obviamente que no fim do processo gera um código para colocar o widget no seu website ou blog, e isso fará dele um projecto viral a curto prazo.

  • Concursos - Realizar concursos sérios e competitivos, é igualmente uma forma de fazer linkbaiting. Promova algo que realmente tem grande valor e qualidade, e se necessário faça uma join-venture com outros blogs, para garantir que o concurso atinge dimensões consideráveis e que é falado em todo o lado.

  • O primeiro - Ser o primeiro tem sempre grandes vantagens, especialmente quando se cria algo que é realmente único e de qualidade. Quem não se lembra do Americano que criou uma página para vender pixeis? Vendeu 1 milhão de pixeis, e recebeu 1 milhão de dólares. Além de ter sido falado em todo o mundo, inclusivé nos noticiários.
    A grande diferença é que depois dele já muitos tentaram, e nenhum tenho o mesmo percurso de sucesso, uma vez que existe sempre a associação de cópia de algo que já existiu. É importante então tentar desenvolver um produto que seja único e que seja você o primeiro a desenvolvê-lo.

  • Notícia na Hora - Tendo em conta o factor “ser o primeiro”, noticiar ou dar a conhecer algo que ninguém ainda deu, é uma forma directa de conseguir muitos links. Geralmente muitos outros bloggers irão falar desse assunto, se ele for pertinente, e deixarão provavelmente um link para o seu blog, pelo simples facto de ter sido a fonte da notícia.

  • Expor-se - Falar abertamente de casos não menos correctos é também uma excelente forma de conseguir links para o seu blog. Recentemente escrevi um artigo em que revelava que o Reddit Brasil é uma rede social a evitar, e neste momento a sua colocação nos motores de busca, e em especial no Google é fantástica. Expor uma determinada ferramenta, website ou um Scam é sempre uma excelente forma de conseguir links para o seu blog. É importante também que ao expor-se, tenha noção das consequências e das perguntas que provavelmente lhe serão feitas. Não faça uma exposição só porque sim, ou porque pretende atrair links.

  • Prémios ou Óscares? - Uma das formas de promover também o seu blog ou website, é criando um espaço para a atribuição de prémios e/ou galardões, como tem acontecido por exemplo no Brasil, com o projecto Prêmio iBest, que destingue blogs e websites um pouco por todo o Brasil e em diversas áreas.
    Projectos deste tipo são geralmente mencionados em toda a rede, especialmente se tiverem pequenos widgets ou selos que os utilizadores e bloggers possam colocar nos seus blogs, a promover a votação.

  • Comunidades - Hoje em dia e na era das redes sociais, estar presente em comunidades é quase um objectivo para qualquer blogger ou webmaster. Se os seus utilizadores se identificam com aquilo que escreve, crie um espaço onde eles se possam juntar todos. O MyBlogLog é um bom exemplo de como criar uma comunidade e promovê-la nos seus espaços. Se as pessoas se identificarem com a comunidade, o mais certo é convidarem os seus amigos também e escreverem sobre ela.
    Quem diz comunidades em serviços destes, diz também a criação de uma micro rede social. Existem várias ferramentas gratuitas para a criação de redes desse tipo.

  • Templates/Themes - Se tiver a possibilidade de fazer um tema para Wordpress ou Blogger, ou a possibilidade de mandar fazer um, faça-o. Se tiver qualidade, o mais certo é ser falado e linkado em todo o mundo. Já acontece com muitos outros websites e blogs, porque é que não haveria de acontecer consigo?

  • Estatísticas e Dados - Apresentar estatísticas e dados concretos de algo, é sempre uma forma de obter muitos links. Geralmente as pessoas têm tendência para linkar para fontes que considerem credíveis, como a Wikipédia ou outras, e o seu blog pode ser uma delas. Utilize algum do seu tempo para fazer pesquisas e investigação sobre um determinado tema, faça questionários no seu blog se necessário, e no fim compile toda a informação num artigo de qualidade, que possa ser utilizado como uma referência no futuro. O Technorati tem obtido muitos links à conta das estatísticas, uma vez que, segundo o website, são criados 175 mil blogs por dia. Incrível hein?

  • Ofereça algo - Oferecer é sempre bom aos olhos de quem recebe. Há algum tempo a Oprah no seu programa de televisão, resolveu começar a oferecer automóveis. O Buzz em torno dessa oferta foi tão grande que as audiências dispararam.
    Quando se oferece algo sem pedir nada em troca, o buzz é muito maior e a popularidade dispara. Provavelmente muitos dos novos “clientes” e leitores não se interessam pelo que escreve, mas existirão certamente muitos outros que ficam a conhecê-lo e se tornam leitores assíduos.

  • Utilidade - Geralmente uma boa técnica para obter links é fazendo tutorials ou guias. Geralmente são produtos que preenchem determinadas necessidades, e quem os utiliza gosta sempre de os recomendar. Escreva algo que seja realmente útil e único, e certamente funcionará como linkbaiting.

Existem certamente muitas outras formas de obter links para o seu blog ou website. Recomendar ou linkar para outros blogs é certamente uma das formas mais utilizadas actualmente na blogosfera, mas certamente existirão muito mais.
Tendo em conta essa permissa, gostaria de saber que técnicas é que utiliza no seu blog, para conseguir links para os seus artigos?

Até Já!


Home

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquise no Site
.