Link Bait pode ser compreendido como um conteúdo no seu website ou blog, que outros websites ou blogs linkam, porque gostaram, e não porque você assim o pediu.
Conseguir links é cada vez mais complicado. Existem diversas formas de tentar promover o Link Bait, sendo que uma delas é sofrer algum tempo, linkando para outros blogs, na esperança que eles linkem para si mais tarde.
Diversas formas de Link-Bait
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Link Bait tem-se tornado de alguma forma, num gadget/ferramenta que todos os outros websites ou blogs adoram utilizar ou linkar.
O colega do MarketingdeBusca do Brasil por exemplo, tem na sua página um medidor de pageranking muito interessante, que é um exemplo prático do que é Link Bait. -
Link Bait pode ser também um gadget ou produto em forma de download, sendo que na maioria dos casos, depois do utilizador descarregar o produto, é redireccionado novamente para a página - link bait novamente em acção.
Um dos exemplos mais claros do Link Bait em acção é a ferramenta do Technorati para pesquisa de blogs. Os utilizadores colocam o widget nos seus websites, mas quando alguém procura alguma coisa, é sempre direccionado para o site do Technorati. -
Outra das formas de promover o Link Bait, é através de produtos para download, mas que funcionem de forma offline.
Imagine que desenvolve um produto em Excel. Uma calculadora analitica xpto, que embora não o ajude nos motores de busca, porque eles não conseguem filtrar a informação entre o ficheiro de excel e o próprio motor, pode ajudá-lo a promover o seu website de outra forma: através de links.
Se o marketing da ferramenta se tornar viral, é bem provável que receba toneladas de visitantes ao seu website, na procura de mais ajuda ou mais informação sobre o assunto. Isso é Link Bait. -
Conteúdos no seu website são também Link Bait. Neste caso as notícias bombásticas e frescas, são sempre óptimas para criar algum “buzz” em torno do seu website ou blog.
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Outro exemplo de Link Bait no seu website ou blog, seriam por exemplo os tutorials e/ou guias. Geralmente são posts que recebem imensos links vindos de outros websites ou blogs, devido à sua componente prática e esclarecimento.
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Outra das formas de Link Bait muito em voga ultimamente, são as redes sociais. Quer você utilize o o diHiTT ou o del.icio.us por exemplo, o mais importante são as tags. Defina boas tags para os conteúdos, e verá quantidades significativas de tráfego a chegar à sua página. Isso é o Link Bait em acção.
LinkBait a longo prazo / intemporal
Como o próprio nome indica, Link Bait a longo prazo ou intemporal, é quando um determinado artigo ou ferramenta, consegue consecutivamente e durante muito tempo, atrair visitantes vindos dos motores de busca e de outros blogs. Isto geralmente acontece com artigos que não vivem no tempo, porque estão sempre actualizados e sempre a serem pesquisados.
Provavelmente ao escrever sobre a actualização do PageRanking há 2 semanas, dificilmente irei conseguir fazer do post um Link Bait a longo prazo. Isto porque a temática das actualizações é constante, e aquilo de que falei já não interessa provavelmente a ninguém daqui a 1 mês.
Portanto, Link Bait a longo prazo é quando se escreve um artigo de alto nível, que independentemente do tempo que passe, estará sempre a atrair novos visitantes. Aqui no Fique-Rico há alguns artigos de Link Bait a longo prazo, dos quais destaco o que traz mais tráfego dos motores de busca, que é um artigo sobre onde Inserir o seu Blog nos motores de busca e agregadores!, que conta com uma lista de motores de busca e agregadores muito interessante. Além de atrair um grande volume de tráfego, é uma listagem que está quase sempre actualizada. Além disso, conta já com um PageRank 3, que ajuda na colocação nos motores de busca.
É importante então que tenha em mente a construção de conteúdo de qualidade e intemporal. Embora também seja necessário escrever sobre o que aconteceu hoje e sobre o que é recente, não é de menosprezar esta oportunidade de ter conteúdos a atrair tráfego a longo prazo.
De que forma é que o Link Bait o pode ajudar a conseguir mais tráfego?
Links. Quanto melhor for o Link Bait mais links você irá conseguir apontar para a sua página. A quantidade de links é sempre directamente proporcional ao impacto da influência nos motores de busca. Mais links = melhor posicionamento, quando melhor posicionamento = mais tráfego.
Portanto, é extremamente vital focar-se na construção de conteúdos de elevada qualidade, e que tenham propriedades para se tornarem num Link Bait. Ao ser falado e linkado por outros websites, você não está só a ganhar tráfego directo, como melhor o seu posicionamento nos motores de busca.-
SEO. Link Bait é tudo sobre SEO. Um melhor posicionamento nos motores de busca é provavelmente a regra número um do SEO.
Um bom posicionamento é sempre sinónimo de um fluxo de tráfego crescente. -
O Link Bait a longo prazo ou através de conteúdos intemporais, é sinónimo de tráfego a longo prazo. Há artigos e ferramentas, que pela sua especificidade ou pelo simples facto de serem intemporais, irão atrair-lhe milhares de visitantes todos os meses, durante anos. São conteúdos que estão quase sempre actualizados, e que sofrem poucas mutações ao longo de um ano.
Conclusão
Compreende-se então que o Link Bait está directamente relacionado com o tráfego, que por sua vez está directamente relacionado com o SEO.
A criação de conteúdos é importante, mas por vezes deve seguir alguma estratégia que vise um melhor posicionamento nos motores de busca, ou a atracção de um volume de tráfego considerável e a longo prazo.
Existem várias estratégias que pode utilizar, para se tornar influente e um verdadeiro Link Baitter, tome nota:
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Escreva sobre a actualidade primeiro que os outros. Se sabe algo que ninguém ainda publicou, seja o primeiro a fazê-lo, para atrair até si as atenções, e conseguir uma indexação mais rápida face à sua concorrência. Embora seja algo temporal, irá atrair-lhe um bom número de visitantes durante um curto espaço de tempo.
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Faça guias e tutorials de qualidade. Não tenha medo de escrever muito, quando o faz de forma correcta e instrutiva. Toda a gente adora Tutorials.
Se não gosta de escrever muito, equacione instalar o Camtasia Studio e fazer uns tutorials e video. -
Faça alguns videos sobre temáticas diversas, e submeta-os em redes sociais de videos, como o Youtube, Metacafe, etc. Não se esqueça de colocar um link no ínicio e no fim do filme, e se possível um outro nas observações do filme. Há sempre a possibilidade de se tornar um video viral, e quem sabe, atrair milhares de visitantes.
Existem seguramente outras formas de atrair links e visitantes para o seu blog. Equacione-as e se achar interessante, partilhe-as connosco.
Que formas utiliza para atrair mais visitantes para o seu website?
Até Já!
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